O DEUS DE DANTON
Há alguns séculos passados
Num tempo muito distante Havia um pequeno reino Gerido por um infante Que apesar de ordeiro Dos súditos companheiro, Era muito ignorante. No reinado desse infante Pouco tinha pra reinar Não havia inimigos Nem terras pra conquistar E assim, sem contratempo, O seu maior passatempo Era o gosto por caçar. Saía pra passear No campo dos Eliseus Sendo ele descendente De uma família de ateus Nem tudo ele acreditava Como também detestava Ouvir a palavra Deus. O seu nome era Proteus Para ele não havia Nada maior do que ele Somente ele podia Decretar leis, fazer guerra, Maior que ele na terra Nada mais existiria. Com ele também havia Sua esposa Marion Uma princesa herdeira Do trono de Avalon Ao casar-se com Proteus Trouxe com ela entre os seus O sacerdote Danton. Era um velho muito bom Porém era religioso Pra ele só existia Um Deus todo poderoso Mas Proteus o adorava Apesar do que ele orava Não o achava perigoso. Aquele sábio ditoso Chegado de Avalon Tornou-se sábio do rei Por lhe ser fiel e bom Mas tudo que acontecia Danton sempre repetia «Tudo que Deus faz é bom «. Para o Reino de Avalon Ia Proteus a caçar Reuniu seus conselheiros Para lhes participar Seus pertences, sua gente, Enquanto estivesse ausente Tinham que gerenciar. - Minha gente, eu vou caçar No reinado aqui vizinho Não gosto de comitiva Prefiro ir sempre sozinho Levo somente um parceiro E peço a meus companheiros, Tratem tudo com carinho. Como não devo ir sozinho E para evitar som Levo em minha companhia O conselheiro Danton, Este disse sem alarde; «Obrigado, majestade, Tudo que Deus faz é bom!» «Só não gosto desse tom - Disse o rei pra convencer- Um dia lhe corto lingua Para você aprender Quem sabe, você calado, Não fica mais educado E aprende a obedecer!» Disse Danton - O saber È o que mais me satisfaz Eu obedeço meu rei E obedeceria mais Se mais me fosse ordenado. Mas é bem certo o ditado; È bom tudo que Deus faz.» Sem querer discutir mais O rei deu por encerrada A reunião e foi Preparar-se pra caçada No reino do seu vizinho No outro dia cedinho Entrou na mata fechada. Por descuido ou trapalhada Em uma ocasião O seu arco ao retesar-se Partiu-lhe um dedo da mão Ficando o rei aleijado E impossibilitado De prosseguir na missão. Naquela situação Apelou para Danton Que atou o ferimento Com cinta de centurion Dizendo;- Meu rei desculpe, Porém, não se preocupe, Tudo que Deus faz é bom. Ao falar naquele tom O rei, cheio de ressábios Chegando no seu palácio Manda encarcerar o sábio E enquanto não decidisse Que ali ninguém mais ouvisse Uma palavra dos seus lábios Registrou nos alfarrábios Aquilo como um displante O principal conselheiro Tratar mal ao seu infante E como pena aplicada Teria a lingua cortada Pra não falar doravante. A esposa do infante Veio a interceder Por ser Danton tão fiel Deu-lhe então o parecer Que ele fosse degredado Ou ficasse encarcerado Até um dia morrer. O rei sem querer ceder Até que enfim concordou Danton ficou na prisão E logo o tempo passou O rei tendo a mão curada Preparou outra caçada Em terras que nunca andou. Escolheu pra sucessor De caçada o Gedeon Que ficou fazendo pouco Do encarcerado Danton Mas esse não se revolta Só disse: - Espere a volta, Tudo que Deus faz é bom! Ao ouvir aquele tom O rei olhando pra trás Disse-lhe: - Quando eu voltar Tu não fala nunca mais! Danton com simplicidade Disse: - Calma, majestade, É bom tudo o que Deus faz! Ao entrar nos matagais O rei viu-se perseguido Por uma tribo canibal Que entre muito alarido No meio do desespero Levam rei e conselheiro Pra ser assado e comido. O conselheiro é despido Na fogueira foi assado O rei soluçando via O outro ser devorado E sem poder fazer nada Teve sua roupa tirada Para ser examinado. Ao ver o dedo cortado O pajé mandou soltar Pois se comesse o amputado Na tribo daria azar Assim o rei escapou Para o seu reino voltou Correndo sem descansar. Chegando mandou soltar O grande sábio Danton Aos seus pés ajoelhou-se Dizendo: - Você é bom E a partir de agora Eu aceito a toda hora «Tudo que Deus faz é bom.» E contou de Gedeon Da tribo de canibais Danton disse: - Majestade Pode me torturar mais Pois se eu tivesse ido Tinha eu sido comido. É bom tudo que Deus faz ! - Não vamos discutir mais, Meu conselheiro Danton, Já basta pra meu desfalque A perda de Gedeon. O rei mudou seus valores E eu digo aos meus leitores; TUDO QUE DEUS FAZ É BOM!
Zé Lacerda
Enviado por Zé Lacerda em 05/11/2021
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados. Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor. |