SURUI-PAITER, UMA TRIBA INFORMATIZADA
Antes que acabem todos
Os índios da Amazõnia E acabem com a floresta Sem a menor cerimônia Vou em versos descrever A tribo Surui-Paiter Do Estado de Rondônia. Antigamente a Amazõnia Aos índios pertencia Já mataram quase todos Culpam a tecnologia Muitas tribos pereceram E os que sobreviveram Vivem em desarmonia. Falam em democracia Funai, não sei mais o que Dizendo que faz de tudo Pra o índio sobreviver Mas a dura realidade É extinção, mortandade Sem nada a lhes proteger. Tribo Surui-Paiter É uma constatação Da falta de interesse Dos poderes da Nação E quem era numerosa Hoje vive em polvorosa, Está quase em extinção. A sua população Quando viviam isolados Eram quase cinco mil E hoje, desalentados, Vivendo em grande tormenta São duzentos e cinquenta E todos civilizados. Os Suruís do passado Grupo indígena brasileiro Em Rondônia e Mato Grosso Eles tem seu paradeiro Eram bem desenvolvidos Hoje vivem perseguidos Por colono e madereiro. Ocupando por inteiro Área interestadual Aripuanã, Mato Grosso E em Rondônia Cacoal Caça, pesca, plantação Também a fabricação De produto artesanal. Suruí, nome legal Desde a antiguidade Se denominam «Paiter» Que é «gente de verdade» «Nós mesmos». significa Que em seu dialeto indica Sossego e tranquilidade. Primeira proximidade Com o homem branco se deu No ano sessenta e nove Aí tudo aconteceu Como antes não acontecia: Alcoolismo, epidemia E muito índio morreu. Muita coisa aconteceu Por causa das invasões Dos donos de madereiras Mas apesar das pressões Sobre os Suruí-Paiter Eles conseguem manter Muitas de suas tradições. Segundo declarações Do chefe Almir Suruí «Desde a primeira vez Que o branco chegou aqui A nossa sociedade Passa por dificuldade, Mas não vamos desistir. Eles não vão conseguir Me expulsar desse chão O nosso espírito guerreiro Luta com garra e paixão Pois nós somos brasileiros Não vamos temer posseiros Nem madereiro ladrão.» Com essa declaração Almir foi ameaçado Por coronéis fazendeiros Ele foi pressionado Mas a Força Nacional Da região de Cacoal Tem ele sempre escoltado Pela ECAM foi levado Até os Estados Unidos Fez parceria com o Google E voltou fortalecido Seu pessoal hoje em dia Com a tecnologia Tem sido bem sucedido. Mesmo sendo perseguido Mas ele não esmorece A tribo informatizada Mais e mais se fortalece Aprendem cartografia Postam suas fotografias E o mundo inteiro os conhece. O uso de GPS Ajuda a preservar A floresta que os grileiros Insistem em desmatar «Porém não há movimento Que evite o desmatamento» Faz questão de ressaltar. «Eles querem me matar Me tirar da região Mas eu ainda acredito Nos poderes da Nação No dia que eu morrer Outro Suruí-Paiter Assume minha posição. Manter nossa tradição Sei que é um trabalho duro Mesmo contra os potentados Que trabalham no escuro - E finaliza dizendo - Mal nenhum estou fazendo, Só quero nosso futuro.» SIGNIFICADO DE ALGUMAS PALAVRAS E EXPRESSÕES DESSE POEMA Em polvorosa - em desespero Sessenta e nove - 1969 ECAM - Equipe de Conservação da Amazônia, uma Ong (Organização não governamental) GOOGLE - Órgão norte americano, o maior portal de notícias virtuais do mundo. GPS - é a sigla para Global Positioning System: sistema de posicionamento global. Apesar de ser muito conhecido, diversas pessoas não sabem como funciona o GPS.
Zé Lacerda
Enviado por Zé Lacerda em 12/07/2015
Alterado em 14/07/2015 |