SIMPATIAS POPULARES EM FOLHETOS DE CORDEL
Escrevo mais um cordel
Falando de simpatia Pra deleite de quem gosta E quem na crença confia Se há empecilho na vida Vamos achar uma saída Sem precisar de magia. Na Pre-História já havia Quem vivesse a procurar Saída pra seus problemas Acabando por tomar Metade da sua vida Procurando essa saída Sem solução encontrar. Podemos exercitar O poder de sua mente Pra melhorar seus problemas Não todos exatamente Mas sempre há solução Para uma ou outra questão Que te deixa mais contente. Se tem algum prepotente Querendo te atrapalhar Faz tudo que for possível Para te prejudicar Porém não se pronuncia, Uma boa simpatia Te ajuda a identificar. Então comece a pingar Bastante cera de vela Numa bacia com água Até formar toda ela Uma finíssima camada Na água ali reservada, Procure agir com cautela. Sobre esses pingos de vela Voce vai depositar As letras do alfabeto Sem uma delas faltar Cortadas em pedacinhos Enrolada em canudinhos Pra simpatia atuar. Se alguma letra molhar Deixe de qualquer maneira Guarde a bacia num canto Durante uma noite inteira E reze ao anjo da guarda Que durante a madrugada Ele age sobre a cera. Parece até brincadeira Mas quase sempre dá certo De manhã alguns canudos Amanhecerão abertos Pegue as letras, vá juntando Alguns nomes vá formando E encontre o seu desafeto. Para um sucesso completo Quando se quer encontrar A sua cara metade É só você desenhar Um casal de namorado Num fundo bem decorado, Não precisa caprichar. Se não souber desenhar Não se importe, vá pintando Solte a imaginação Quando estiver desenhando Num pires virgem um vela Coloque e acenda ela Por Santo Antônio chamando. Essa oração vá rezando: «Santo Antônio protetor Traz para o meu coração Alguém que me tenha amor Que seja meu por inteiro E seja meu companheiro Na alegria e na dor. Bote o que você pintou Embaixo do travesseiro Da cama que você dorme Deixe ser seu companheiro Pelo tempo que quiser, Mas é preciso ter fé No santo casamenteiro. Retire do travesseiro Quando achar necessário E guarde dentro de um livro Um caderno ou um diário Desde que fique guardado, Verá que o resultado Será extraordinário. Para aumentar seu erário, Multiplicar seu dinheiro Pegue uma nota de dois, De alfazema pegue um cheiro Uma rosinha amarela Folhas de arruda com ela Pra coisa fluir ligeiro. Junte arruda, rosa, cheiro E os dois reais como seja, Coloque em um pano verde Num local que ninguém veja E nunca tire de lá, Toda manhã vá orar Por tudo aquilo que almeja. Termine com «Assim seja! Sempre as suas orações Diga - De um se faça mil Vá aumentando as porções Onde tem mil, mil um milhão Vá aumentando a porção Até que sejam milhões. Faça muitas orações, Enquanto lhe convier Repita sempre «assim seja» Ou «seja o que Deus quiser» Quanto mais você rezar Tanto mais vai aumentar Seu dinheiro, tenha fé. Também veja como é Que faz pra ganhar dinheiro. Essa aqui eu aprendi Com um velho cozinheiro Que era grande amigo meu Há tempo que se perdeu, Não sei mais seu paradeiro. Para se chamar dinheiro Dê uma esterilizada Em vinte e cinco centavos E deixe a moeda guardada Numa vasilha corriqueira Por exemplo, uma chaleira Normalmente utilizada. Quando estiver sendo usada, Assim disse o cozinheiro Com a água em ebulição Se escuta o tinideiro É a moeda se agitando E enquanto estiver pulando Está chamando dinheiro. No mundo politiqueiro É fácil ser empregado Difícil é manter o emprego Se este foi arranjado Pois segurança não dá Porque político está Sempre mudando de lado. Se você é empregado E tem certa garantia Pra manter seu bom emprego Faça essa simpatia Sem nenhum termo mudar Assim ela poderá Lhe ser de grande valia. Então, no terceiro dia Do mês, à sua vontade, Acenda uma vela grande Que em sete dias arde Bote num pires, sem medo Porém mantenha segredo, Não pode fazer alarde. Não espalhe a novidade Pois assim não faz efeito Bote debaixo do pires Um papel sem ter defeito Sem rasura, sem dobrar Pra depois você usar Bem no estilo a seu jeito. Pra simpatia ter efeito Enquanto a vela está ardendo Escreva todas as noites O que estou descrevendo: «Preciso ser ajudado A me manter empregado Meu anjo está me atendendo». Enquanto a vela tá ardendo Faça a noite essa oração Escrevendo no papel Que já está na missão. Quando a vela se acabar Você vai continuar Agora sem a oração. Dando continuação Pegue um galho de arruda Uma cebola a seu critério Pois vai servir de ajuda Mantenha tudo embrulhado No papel que foi usado Num local que nunca muda. Mas pra manter essa ajuda Mantenha sempre guardada No seu local de trabalho E nunca comente nada Prometa que em nenhum dia Essa sua simpatia Jamais será revelada. Para uma graça alcançada Siga essa aventura: Procure um lugar mais alto Do que a sua estatura Lá coloque um pires virgem Não interessa a origem, Cabe a você a procura. Verde, branco, cor escura Não influencia em nada O importante é colocar Três velas nele fixadas Uma de um tom bem branquinho Outra de azul bem clarinho E a terceira amarelada. No pires, água adoçada Seja com açúcar ou com mel Acenda as velas doando A três anjos: São Miguel, São Rafael venturoso E por último o mais ditoso, O arcanjo Gabriel. Não precisa de papel Não precisa falar nada Fala essa simpatia Com a alma compenetrada Proteja as velas do vento E em pouquíssimo tempo Terá sua graça alcançada. Sua noite é perturbada? Algo vem aborrecê-lo? Não fique preocupado Nem arranque seu cabelo Vou lhe ensinar com alegria Uma grande simpatia Para não ter pesadelo. Pegue três penas com zelo, Branquinhas, sem ser manchadas Borrife com uma mistura De lavanda e água gelada Prenda-as sob o travesseiro Tendo cuidado primeiro Pra não ficar encharcadas. Se benza ajoellhada Ante elas dizendo assim Repetindo trinta vezes: «Apanhe meu sonho ruim Através dessa oração E leve essa maldição Para bem longe de mim.» Não se incomode enfim Que alguém esteja vendo Prossiga como se nada Estivesse acontecendo Continue suas novenas Troque tudo quando as penas Estiverem escurecendo. O seu amanhã prevendo Vista uma roupa folgada De cor clara e verifique Se a meia noite é passada E vá despreocupado A um lugar bem relaxado Que tenha uma encruzilhada. Um triângulo de fachada Imagine ele no chão Mas não deve ser traçado, É só na imaginação. Use três velas azuis Nas três pontas que faz jus Ao triângulo em questão. Vamos passar à ação Dessa nossa simpatia: Acenda as velas azuis Depois pegue uma bacia Com água um tanto meiada Pra ficar centralizada No triângulo fantasia. Sozinha, sem companhia Procure também ficar Bem no centro do triângulo Trate de se ajoelhar E feche os olhos, forçando Enquanto está aguentando Pra nenhum vulto enxergar. Aspire bastante o ar E prenda a respiração Peça pra ver o futuro Mas só na imaginação Solte o ar de vez em quando Mas continue aspirando E repetindo a ação. Faça essa aspiração Dez vezes seguidamente Mas não fale uma palavra Só pense usando a mente Depois pare de pensar Mas continue sem ar Um pouquinho mais pra frente. Se pedir intensamente Com os olhos bem cerrados Começará a ver vultos Mesmo um pouco embaraçados Se não se aperrear Comece a interpretar Tudo que está vislumbrado. Precisa tomar cuidado Na sua interpretação Não tenha medo de nada Que o medo impede a visão Se logo a primeira vista Você não ver nada, insista, Que terá aparição. Novas visões poderão Sempre ir se manifestando Se cansar apague as velas Porém vá continuando O mesmo procedimento E guarde no pensamento O que for imaginando. Sempre há gente praticando Simpatias que se fez Vá fazendo e tenha fé Que chegará sua vez Se você leu prazenteiro Este dois e o primeiro, Aguarde o número três.
Zé Lacerda
Enviado por Zé Lacerda em 12/07/2015
Alterado em 14/07/2015 |