O SEGREDO DO CAVALO VENTANIA
Trecho do Cordel:
Meu cavalo, Ventania, Tinha uma estrela na testa Pode cortá-lo na espora Que ele não se manifesta Mas tem um grande segredo: Só basta eu passar um dedo Na estrela, ele desimbesta! Porisso que em toda festa De gado ou apartação Quarqué que fosse a disputa, Nós dois era campeão Isso muitas vez causava Orgúio em quem nós gostava Noutros, inveja e ambição. Eu tinha grande paixão Pela menina Lindinha Purisso, participá Da disputa me convinha. Se eu pegasse o boi Croá Nós dois ia se casá E ela seria minha. Saimo de manhãzinha Pra pega do barbatão, Boca Negra num tardio Cachimbo num alazão Pelado num bagaceiro Mãoquitola num foveiro Zé Braúna num cardão. Lipordo num garanhão Costumado a campeá Furreca num russo pombo Com focinho de gambá Os cabra mais afamado Já tava tudo amuntado Correndo daqui pra lá. Entrando no gravatá A vaqueirama se impôs Rezei pru mim, pru Lindinha Pru meu cavalo e dispois Disparemo a galopá Pedindo a Deus pra levá Pelos caminho a nós dois. Dispois da roça de arroz Foi cada um pro seu lado Eu segui por uma trilha Que ladeava o roçado Agucei bem o ouvido Pruque ouví o mugido Do boiote amucambado. Ispirrei como um danado Entre os ispinho, patrão, O sangue já iscurria Da minha cara e das mão Como também iscurria Do peito do Ventania, Mas nós num ligava não.
Zé Lacerda
Enviado por Zé Lacerda em 11/02/2012
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados. Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor. |