NORDESTINÊS - OS FALARES DO POVO NORDESTINO
Trecho do Cordel:
Se uma coisa é concebível Se diz logo, pode ser, Darei significado Do que grifei, pra voce, Porém tome uma atitude, Pra essas outras, estude, Faça o favor de aprender. Caborge, camim, cadê, Bestar, biqueiro, boró, Chamego, cocho, cotó Durafogo, dicomer, Sarará ou saruê Taipeiro, tejo, tirrinas, São palavras nordestinas, Faça o favor de aprender. Abrir dos peito, abusar Alojo, amarrar o bode Prufia, panca, prumode Amoitado. amufumbar Amojada, amunhecar Carritia, canjerê Fazer arte, fuzuê Farnezim, feme, filinas São expressões nordestinas, Faça o favor de aprender. Zonzo, zanoio, zambeta Xingar, xarapa, xenxem Vôte, visage, vem vem Torreame, tarraqueta Mondé, mundiça, mutreta Mundureba, mode que Fazer uma vaca, frever Lutrido, leso, librinas São expressões nordestinas, Faça o favor de aprender. Acessóro, afuturar Andar com alguem no gogó Antonte, alevantar pó Apragatado apojar Amorreima, amiudar Cruviana, caricer, De coca, disvanicer Lavandeiras, lazarinas São expressões nordestinas, Faça o favor de aprender. Malino, manipuêra Meter a ronca, maldar Mindim, mandinga, mancar Marrã, mamparra, matreira Indez, introsa, intiqueira Roncha, ruzagá, roer Ridimunho, remexer Lambisgóia, lamparinas São expressões nordestinas, Faça o favor de aprender.
Zé Lacerda
Enviado por Zé Lacerda em 11/02/2012
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados. Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor. |