DOTOR PROMESSA
(Escrita na Campanha política de 1984)
Até hoje ainda lembro Dos discursos do “Dotor João”: “Se eu for eleito em Novembro Prometo, de coração, Vou ajudar minha gente, Vou miorá os sertão! Pruque sou um sertanejo Das terra do Piancó, (Vale que eu tanto admiro) E dispois que eu for eleito, Ninguém mais vai passar fome, Poliça num da mais tiro. Vou fazer tapete verde Nos sertões de minha terra, O mato vai florescer, Vou perenizar os rios, Fazer pontes, rodovias E escolas prá se aprender. Por isso peço ao meu povo, Redobrem seus argumentos, Trabalhem prá me eleger, Que dispois que eu for eleito Tudo vai ser diferente, Pois comigo é pra valer!” E a campanha começou: Os cabos eleitorais Lutavam com mais vigor. Era festa, era folia, Comício prá todo lado, Cartórios e comitês Viviam superlotados E já não mais se pagava Casamento ou batisado. João Grilo era um matuto Da Veneza do Sertão, Muitas noites, madrugadas, Com tinta e pincel na mão Foi um grande voluntário Prá eleger Dotor João. De febre, gripe, frieira O João Grilo padeceu, Foi hérnia, foi reumatismo Que o sereno lhe deu, Mas tudo foi compensado, Pois seu Dotor João venceu! E depois da eleição O “progresso” começou: Pouco a pouco em nosso Estado Tudo se modificou. Primeiro o funcionalismo Recebeu a recompensa, Pois o salário atrasou. E o pobre sertanejo Só passou fome uma vez: Nunca mais se alimentou. E outra grande promessa Que o Dotor João cumpriu: Polícia não atirou mais. Pois, por motivo de ética, Quem passou a matar gente Foram os intelectuais. “Vou fazer tapete verde” Dotor João sempre dizia E aqui eu lembro de novo. Mas a chuva não chegou E em vez de tapete verde Quem está verde é o povo. João Grilo, depois de tudo, Teve como recompensa Prá sua decepção Nem emprego nem guarida Mas três balas na barriga, De um cabra de Dotor João. Prá reforçar o sistema E terminar o poema Um lembrete ao meu sertão: É que esse ano outra vez, Lá pelo décimo mês É tempo de eleição. Se quer viver de promessas Vote lá no Dotor João!
Zé Lacerda
Enviado por Zé Lacerda em 15/07/2008
Alterado em 15/07/2008 Copyright © 2008. Todos os direitos reservados. Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor. |