RACISMO E PRECONCEITO
(Apresentado no dia 12.05.2002
em uma cantoria na comunidade Pitombeiras no município de Sumé-PB) Acabou a escravidão O negro foi libertado Terminou seu sofrimento No cativeiro amarrado Prá seguir noutro sentido O negro sendo excluído De muitos tipos de pleito Sempre marginalizado Desde o tempo do reinado POR RACISMO E PRECONCEITO. Tem branco que diz que negro Tudo que faz é errado, Já errou no seu discurso, Devia ficar calado: Não olha seu próprio lado Quando ele é quem está errado Opinando desse jeito Alguns tentam disfarçar Mas sempre deixam escapar SEU RACISMO E PRECONCEITO. Se branco é imperioso, Preto tem soberania, Negro bebe porque gosta, Branco porque aprecia; Mas para falar mais franco Existem pretos e brancos Que não têm esse defeito; Doença de branco é “estresse” Negro é peste, se adoece, POR RACISMO E PRECONCEITO Se preto diz arrelia O branco não fica atrás Olhando por este lado Nos erros somos iguais. Seja qual for o setor Tem negro perturbador E branco do mesmo jeito, Tem branco de pouca fé Que não gosta de Pelé, POR RACISMO E PRECONCEITO. Nas festas e bacanais Não existe essa disputa Tem branca muito gostosa E muita crioula enxuta Nossa Senhora é branquinha Mas no Brasil é pretinha E o povo lhe tem respeito. Santo de branco é Expedito, De preto é São Benedito, POR RACISMO E PRECONCEITO. Não se pode compreender Um “Michael Jackson” da vida, Nascer preto e virar branco, Fica uma cor esmaecida. Mumificou sua figura Vive cheio de atadura O abominável sujeito. Quem altera a Natureza Só pode ser, com certeza, POR RACISMO E PRECONCEITO. Na história resumida Da Sagrada Escritura, É com o preto no branco Que se faz assinatura; Na política outro fato: É difícil um candidato Negro ganhar prá prefeito, Pode ter bom coração Mas não ganha a eleição, POR RACISMO E PRECONCEITO. Na escola a lousa escura Prá giz branco se usar, Hoje se usa quadro branco, Com o preto a lhe rabiscar; Prá que fazer diferença? Se no fim da existência Vira pó qualquer sujeito! Fica a poesia composta, Me desculpe quem não gosta, POR RACISMO E PRECONCEITO.
Zé Lacerda
Enviado por Zé Lacerda em 29/06/2008
Alterado em 01/07/2008 Copyright © 2008. Todos os direitos reservados. Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor. |